14 de janeiro de 2025

INFORME | SONDAGEM

As três balsas que estão posicionadas na Baía de Todos os Santos (BTS) para fazer o serviço de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica estão recebendo reforço na sinalização. Na balsa Jaguaribe, que está atualmente próxima ao canal de navegação da BTS, foi adicionada uma boia auxiliar de sinalização à boia de arinque. Também foi instalada uma bandeira para facilitar a identificação dos locais onde estão fincadas as âncoras.

As balsas são iluminadas no período noturno e possuem AIS (Automatic Identification System), sistema que identifica e localiza embarcações por intermédio da troca eletrônica de dados com outros navios e estações. As informações fornecidas pelo sistema AIS são usadas no aviso aos navegantes, comunicado emitido pela Marinha após solicitação do Consórcio de Sondagem. O reforço na sinalização será feito também nas balsas Albacora e Barra nos próximos dias.

Sinalização já implantada na balsa Jaguaribe: boia de arinque + boia auxiliar + bandeira

Início da Sondagem

A sondagem em águas profundas, com uso de balsas, começou em junho de 2024, quando foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. Neste período, entrou em operação a balsa Barra com 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados. Em agosto de 2024, a sondagem ganhou reforço da balsa Jaguaribe, com as mesmas dimensões da primeira, e também com o inovador Sistema de Compensação de Ondas. Por fim, em novembro de 2024, a balsa Albacora, iniciou as atividades.

As três embarcações trabalham ao mesmo tempo na Baía de Todos os Santos e já realizaram 65% de toda a sondagem, que deve ser finalizada no próximo mês de março.

Poligonal da área de trabalho da sondagem informada no aviso aos navegantes.