6 de junho de 2022

Concessionária apresenta Estudo de Componente Quilombola

Representantes da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniram com a Comunidade Quilombola Tereré e Maragogipinho, localizada em Vera Cruz, na última sexta-feira (3), para apresentar o Estudo de Componente Quilombola (ECQ) elaborado pela Concessionária. Na ocasião, a comunidade presente também pode conhecer um pouco mais sobre o projeto do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica.

A elaboração do ECQ levou cerca de um ano até a consolidação dos resultados e atende à condicionante ambiental do processo da licença de instalação. Todo o estudo foi feito de forma participativa envolvendo moradores das duas comunidades quilombolas e entre os principais resultados estão a identificação e classificação dos possíveis impactos ambientais e socioculturais. A partir desse levantamento, a comunidade sugeriu programas de mitigação, entre eles o Programa de Apoio à Cultura e o Programa de Apoio ao Turismo de Base Comunitária.

Ao final do encontro, os moradores aprovaram o trabalho apresentado e concordaram com o prosseguimento das atividades, que é a elaboração do Plano Básico Ambiental Quilombola (PBAQ).