A Concessionária responsável pelo Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica concluiu mais uma etapa no processo de construção do equipamento. Foram finalizados os estudos geofísicos, que avaliam a morfologia e características do solo da Baía de Todos os Santos. No final do ano passado já havia sido concluída a batimetria, serviço que mede a profundidade do mar no trajeto em que a ponte será construída.
De acordo com o presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas, a próxima atividade será a realização da sondagem. “Este serviço consiste na investigação e confirmação da geologia do terreno nos locais onde será construída a fundação da ponte. Ele é necessário para confirmação da qualidade das camadas e da resistência do solo”, explica Villas Boas.
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica é composto por 4 km de acessos viários na capital baiana, 12.4 km de ponte e 30 km de acessos viários na Ilha de Itaparica, incluindo a construção de uma nova rodovia.
Em Salvador, a ponte será construída nas proximidades do ferry-boat, na região de Água de Meninos, diretamente conectada à Via Expressa. Em Vera Cruz, estará entre Mar Grande e Gameleira.